SOLENIDADE DE POSSE DOS NOVOS MEMBROS ASDP

SOLENIDADE DE POSSE DOS NOVOS MEMBROS ASDP

A Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Público, por meio de seu presidente em exercício Conselheiro Ronaldo Chadid, empossou novos membros no dia 18 de agosto de 2017, em cerimônia realizada no Plenário do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a participação da atual diretoria da academia composta pelo Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence (vice-presidente), do advogado Daniel Castro (secretário geral), Desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa (segundo secretário), o Juiz Federal, Ronaldo José da Silva (tesoureiro) e do Promotor de Justiça Alexandre Lima Raslan (segundo-tesoureiro) e demais autoridades presentes no evento.

Na cerimônia, ao todo, cinco personalidades do Direito do Mato Grosso do Sul foram recepcionadas como novos membros pela Academia: o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Bastos, o Procurador do Estado, Nilton Kiyoshi Kurachi, o advogado Leonardo Avelino Duarte, a Defensora Pública, Cláudia Bossay Assumpção Fassa e a Juíza Federal, Raquel Domingues do Amaral.

O presidente, Ronaldo Chadid, destacou em sua explanação que a Academia era uma necessidade, para congregar vários profissionais, de titulação acadêmica e com muita experiência nas carreiras jurídicas. “São muitos profissionais, de excelência, com mestrado e doutorado, e que estão fora do ambiente acadêmico. Nosso objetivo com a Academia é produzir conhecimentos, por meio de artigos e revistas especializadas, promover palestras, simpósios, congressos, cursos, ser um ambiente de discussão, de debate e reflexão sobre o direito público no Estado”.

A solenidade teve continuidade com uma homenagem feita ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, que na ocasião recebeu das mãos do presidente da Academia, conselheiro Ronaldo Chadid, o certificado de Membro Honorário da Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Público: “Recebo esta homenagem com grande honra, na medida em que demonstra que os operadores do Direito do Estado de Mato Grosso do Sul estão efetivamente preocupados com a construção do próprio direito público”.

Outro momento importante da noite foi o Termo de Protocolo de Intenções assinado pelo presidente da ASDP, Ronaldo Chadid e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine.  O Protocolo tem como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico, científico, técnico, cultural e interuniversitário, visando à formação e aperfeiçoamento e a especialização discente, docente e técnica, bem como o desenvolvimento institucional entre as duas instituições partícipes.

A cooperação pretendida com o Termo consistirá em desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; desenvolver programas para realizar estudo de pós-graduação ou pesquisas; promover o intercâmbio de pessoal docente, discente e técnico-administrativo; promover o intercâmbio de informação relativa à suas organizações, estruturas e funcionamento; realizar cursos, seminários, simpósios, etc, dos quais participem técnicos e docentes das instituições envolvidas; promover o intercâmbio de material bibliográfico, publicações, assim como sua adequada difusão através dos canais que tenham estabelecido.

O reitor Marcelo Turine destacou  que a parceria entre a universidade e a Academia será bem promissora: “A UFMS sendo a maior universidade do Mato Grosso do Sul fazendo essa parceria com uma Academia que pesquisa, que estuda e que quer ajudar a sociedade no ponto de vista de contribuição de conhecimento para as políticas públicas, só vem fortalecer a formação dos nossos jovens, dos pesquisadores da instituição e do Estado como um todo”.

O reitor ainda acrescentou: “A primeira ação que iremos desenvolver junto a ASDP serão grandes seminários mensais, em termos estratégicos, para capacitar e formar profissionais e jovens em temas importantes do MS e do Brasil como um todo”.

No encerramento do evento os convidados ainda foram convidados para o lançamento do livro: “Comentário ao Código de Processo Civil” de coautoria da defensora pública, Cláudia Bossay Assumpção Fassa e do Procurador do Estado, Nilton Kiyoshi Kurachi.

Bitnami